sábado, 10 de dezembro de 2011

Fisiologia do coração

Movimentos respiratórios - Inspiração e Expiração

Na inspiração o ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido e filtrado, passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Dá-se a hematose pulmonar (troca de Co2 por O2 através da difusão).

Na expiração o ar carregado de CO2 dos alvéolos pulmonares sai para o exterior pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela boca.



Esta imagem foi tirada do site:
http://ciencias3c.cvg.com.pt/nono/cardioresp6.html

A- Movimento de inspiração – os músculos intercostais contraem-se e as costelas sobem e a deslocam-se para fora, aumentando a cavidade torácica. O diafragma contrai e desce. Os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.

B- Movimento de expiração - Os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro. O diafragma relaxa e sobe. Os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.


Hematose pulmonar

A função do sistema respiratório é fazer a troca de dois gases: oxigénio e dióxido de carbono. O oxigénio inalado passa dos alvéolos para o sangue nos capilares, e o dióxido de carbono passa do sangue nos capilares para o interior dos alvéolos através da difusão.



Esta imagem foi tirada do site:
http://ciencias3c.cvg.com.pt/nono/cardioresp6.html

Difusão: Os gases passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.



Esta imagem foi tirada do site:
http://moodle.unipar.br/

Morfologia do Sistema Respiratório

O aparelho respiratório é constituído pelas vias respiratórias, pulmões e órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios.

Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Pulmões: direito e esquerdo, o primeiro é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo por 2 lóbulos.
Órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas.

Vias respiratórias



Esta imagem foi tirada do site:
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/sistema-respiratorio.jpg

Fossas nasais - são dois orifícios que se localizam desde a base do nariz (narinas) até à faringe. Estão revestidas por uma mucosa que contém pêlos, esta segrega o muco que filtra o ar purificando-o. Os pelos prendem as impurezas do ar e como as narinas possuem humidade aquecem o ar antes deste chegar aos pulmões.

Faringe - orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote. A epiglote é uma membrana que “tranca ou a traqueia ou o esófago dependendo se estamos a comer ou a respirar.

Laringe - órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar originado o som. É o orifício que nos permite comunicar.

Traqueia - é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro, localiza-se na parte central da cavidade torácica e está atrás do esófago. O tubo é constituído por tecido muscular na parte de dentro, este tecido é revestido por cílios. Os cílios retêm muco e poeira prejudiciais aos pulmões e depois expelem-nos através da tosse. Na parte de fora é constituído por anéis cartilagíneos. Estes servem para dar forma ao pescoço pois este sem os anéis cairia. Os anéis cartilagíneos estão presos por um ligamento e são abertos atrás pois é onde a traqueia comunica com o esófago. Se os anéis cartilagíneos fossem fechados o esófago não dilataria impedindo a passagem dos alimentos.

Brônquios – ramificações da traqueia. São tubos que levam o ar aos pulmões. Os brônquios, tal como a Traqueia, são revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos que dão forma ao ar permitindo a sua passagem.

Bronquíolos - são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.

Alvéolos pulmonares: são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células que permitem a Hematose Pulmonar.



Esta imagem foi tirada do site:
http://ciencias3c.cvg.com.pt/nono/cardioresp5.html

Pulmões

Os pulmões são dois órgãos independentes encastrados na árvore brônquica.
São dois sacos esponjosos e elásticos, revestidos por uma dupla membrana a pleura. O pulmão direito é ligeiramente maior e está dividido em três lóbulos. O pulmão esquerdo está dividido em dois lóbulos.

A pleura é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-se suavemente durante cada movimento respiratório.
A pleura recobre os pulmões, contornando-os na sua parte posterior, e reveste a face interna da parede torácica. Normalmente, o espaço entre as duas camadas lubrificadas da pleura é quase inexistente, e uma desliza suavemente sobre a outra durante a expansão e a contracção pulmonar.
A pleura contém o líquido pleural que absorve a humidade.

Os pulmões possuem uma capacidade de:
6 Litros – capacidade máxima
4,5 Litros – inspiração profunda
0,5 Litros – inspiração normal, apenas 70% é que entra na corrente sanguínea
1,5 Litros – reserva (usada apenas em casos de emergência, como o afogamento)

Estruturas que auxiliam os movimentos respiratórios

Os pulmões e outros órgãos contidos na cavidade torácica são protegidos pelo osso do peito (esterno), pelas costelas e pela coluna vertebral (constituído pelas vértebras).

Os músculos intercostais estão localizados entre as costelas, no gradil costal (estrutura que protege os pulmões e o coração).

O diafragma é o músculo mais importante na respiração porque separa os pulmões do abdómen. O diafragma fixa-se na base do esterno, nas porções inferiores do gradil costal e na coluna vertebral. Quando o diafragma contrai, aumenta o tamanho da cavidade torácica e, consequentemente, expande os pulmões.