Os primeiros cientistas foram os homens primitivos que usavam a ciência para construir os seus utensílios e usavam a força da gravidade, sem saberem, para construírem as Antas.
Século III - IVa.C
O primeiro cientista que se destacou na história da astronomia foi Aristóteles um grande filósofo e também conselheiro do rei, Aristóteles desenvolveu a teoria de que a Terra estava no centro do Universo sem se mexer e todos os astros giravam sobre ela(teoria Geocêntrica).
Ele dizia que estes astros estavam seguros por 55 bolas de cristal, ele também acreditava que a vida acima da lua era perfeita e que a Terra era redonda.
Aristarco contemporâneo de Aristóteles defendeu a teoria a teoria Heliocêntrica em que o Sol estava no centro do Universo e a Terra girava em torno dele assim como os restantes astros. Mas apesar de tudo Aristarco não conseguiu provar a sua teoria.
Século II - III a.C
Ptolomeu foi um cientista grego que veio confirmar a teoria geocêntrica de Aristóteles completando-a explicando as fases da lua e o brilho dos planetas.
A seguir apareceu Eratóstenes que foi um matemático e astrónomo grego que descobriu o perímetro da Terra.
Século XV - XVI
Já mais adiante na história veio Nicolau Copérnico que pegou nos cálculos de Aristarco e confirmou a teoria Heliocêntrica, mas que provou com outros cálculos.
No entanto Copérnico não chegou a revelar a sua teoria, talvez por ser uma frade e o seu tio ser bispo e ele não querer envergonhar a igreja católica.
Século XVI-XVII
Galileu Galilei inventou o primeiro telescópio e observando asfases da Lua e de Vénus, concluiu o mesmo que Copérnico: O Sol está no centro do Universo.
Apesar de ter divulgado a sua teoria foi obrigado a negá-la para a Inquisição não o matar.
Johannes Keppler descobriu que as órbitas dos planetas eram elípticas, comprovando assim, as diferenças de brilho dos planetas.
Século XVIII
A seguir veio Isaac Newton que descobriu a força gravitacional que contribuiu para a explicação das velocidades de planetas que giravam em torno do Sol (mais rápidos os que estão perto dele e mais lentos os que estão longe).
Século XIX - XX
Quase no fim aparece Albert Einsten que deu a noção do Universo infinito e descobriu a teoria da relatividade.
E=mc2
Século XXI
Hoje em dia já existem telescópios que nos ermitem observar o céu e que nos dão inormações muito importantes.
Sondas e telescópios espaciais.
Sem comentários:
Enviar um comentário