segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A morfologia dos fundos oceânicos

A morfologia dos fundos oceânicos apenas se pode começar a estudar no século XX, com a invenção do sonar.
Mapa da morfologia dos fundos oceânicos:

Legenda:
1 - Plataforma continental - zona aplanada, ligeiramente inclinada, faz parte da crosta continental e vai até aos 150m de profundidade. Estende-se, aproximadamente em 2km. Vivem na plataforma cerca de 90% das espécies marinhas excluindo as espécies que migram e as que vivem no Rifte.

2 - Talude Continental - zona que faz parte da crosta continental, muito inclinada (abrupta) que vai dos 150m aos 4km de profundidade em cerca de 200m.

3 - Fossa oceânica - zona de choque entre a crosta continental e a crosta oceânica. A crosta oceânica pode ser tão densa, que mergulha por baixo da crosta continental originando sismos e vulcões. Pode atingir os 12km de profundidade como na fossa das Marianas, no Japão.

4 - Planície abissal - constitui cerca de 75% dos fundos oceânicos e é uma zona aplanada.



5 - Dorsais médio-oceânicas - grandes cadeias de montanhas que dividem os oceanos a meio e têm aproximadamente 2km de altura por 2km de largura. A Islândia é o único local onde a dorsal aparece à superfície.



6 - Rifte - vulcão do tipo vissural que origina as dorsais e é responsável pela formação da crosta oceânica e também pelo afastamento dos continentes. Localiza-se a meio das dorsais.

Sem comentários: