Durante os primeiros milhões de anos a Terra esteve a arrefecer dando origem à crosta. No entanto a crosta era muito frágil.
Quando a crosta se partiu seguiu-se um período de intenso vulcanismo. Os gases libertados pelos vulcões deram origem à atmosfera primitiva.
O vapor de água, existente na atmosfera primitiva, condensou e choveu, choveu, choveu… durante milhares de anos dando origem às primeiras poças. Estas poças estavam enriquecidas em elementos químicos (caldo primitivo).
O carbono, azoto, hidrogénio e oxigénio vieram dar origem às primeiras proteínas que se agruparam, originando os coacervados.
Com as descargas eléctricas, provenientes das tempestades e chuvas intensas, aparentemente os coacervados vieram originar os primeiros seres vivos semelhantes às cianobactérias actuais. Estes seres eram assexuados o que facilitou o seu desenvolvimento.
Estes seres faziam a fotossíntese. Libertavam para a atmosfera oxigénio. Foi assim que a atmosfera actual ficou enriquecida em oxigénio. Com as consecutivas tempestades, as poças vieram originar o super-oceano, Pantalassa.
Sem comentários:
Enviar um comentário