As dunas são rochas detríticas móveis.
Existem dois tipos de dunas:
• Dunas do litoral
• Dunas do deserto
Dunas do deserto:
As dunas do deserto têm normalmente a forma de um "croissant", ou de uma meia-lua. Chamam-se a este tipo de dunas Barkane.
Um dos lados da duna é íngreme e o outro é suave. Do lado que sopra o vento a vertente da duna é pouco íngreme.
Os grãos deste tipo de dunas são baços e angulosos, devido à acção do vento que transporta os finos grãos que chocam uns com os outros, ficando cada vez mais pequenos, baços e riscados. As dunas deslocam-se na direcção do vento.
Quando o deserto é assolado por uma tempestade de areia, a paisagem muda drasticamente.
Curiosidade: Já deves ter dado pela poeira que se deposita no teu carro acabadinho de lavar numa pequena chuvada. Pois é, essa poeira vem do Deserto do Shaara.
Esta imagem foi retirada do site:
http://www.mestresdeobra.com/details.php?image_id=157
Dunas litorais:
As dunas litorais são diferentes das dunas do deserto.
As dunas litorais formam-se pela acção das marés e depois são transportadas para o interior pelo vento. Têm forma cónica.
Os seus grãos são brilhantes e redondos. Os vegetais ajudam a fixar a duna
Esta imagem foi tirada do site:
http://defpraiasmatosinhos.no.sapo.pt/Dunas.htm
Dunas Fósseis
Estão inseridas nas dunas litorais. Inicialmente, estas dunas seriam constituídas por grãos de areia "soltos" que se moviam pela acção do vento. Estes grãos foram-se progressivamente fixando e ligando entre si devido à deposição/precipitação de partículas carbonatadas e argilosas que eram transportadas pelas águas que circulavam entre eles. Terá sido deste modo que essa duna consolidou e se preservou até aos dias de hoje, como um fóssil.
Sem comentários:
Enviar um comentário